domingo, 26 de agosto de 2012

Projeto Midias na Educação






















PLANO DE AULA PARA A EJA – EDUCAÇÃO  DE JOVENS E ADULTOS COMPRAS POR SITES E DIREITOS DO CONSUMIDOR: EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS
 Professoras:          Divina do Carmo Costa Alves Souza
                                 Inês Colombo da Silva
                                 Olga da Silva Macedo

OBJETIVO: Discutir a importância de pesquisar os sites antes de efetuar compras pela internet. Analisar quais são os direitos do consumidor e onde recorrer mediante a compra em sites que não são confiáveis, quando se depara com produtos que não chegam ao destino solicitado e o dinheiro da compra não é devolvido. Identificar o site o qual deseja comprar, verificando se é um site conhecido. Analisar as informações contidas no site e no produto desejado, comparar preços o mais barato poderá sair caro. Produzir uma lista de compras antes de procurar os produtos no site, para ser mais ágil. Discutir as utilidades da lista de compras e confiabilidade dos sites. Conhecer alguns itens do direito do consumidor na internet e para compra na mesma.
CONTEÚDO: Gênero textual- Listas de compras e sites confiáveis Direito do consumidor (cidadania).
AÇÕES METODOLÓGICAS:
Primeiro Momento:  Perguntar aos alunos   se eles têm o costume de fazer compras pela internet. Questionar por qual motivo comprou ou não em sites, comparando preços do comercio local e dos sites.
OBS: Explicaremos que, é importante fazer uma busca de sites confiáveis para evitar transtornos desagradáveis ao comprar em sites não confiáveis, incentivando os educando a evitar comprar o que não precisam, e depois porque permite comprar produtos mais baratos e de igual ou superior qualidade e valor, mas sempre focando a confiabilidade dos sites mais confiáveis.
Segundo Momento: Solicitar que eles citem produtos para que possamos montar uma lista de compras escrita no quadro. Eles ditam e nós escreveremos o que eles gostariam de comprar, e que site gostaria de acessar para possíveis pesquisas de preços. Depois que a lista estiver pronta faremos algumas intervenções iniciando com a pergunta: Vamos analisar nossa lista de compras? Algo poderia ser mudado? Todos os itens estão na ordem que facilitaria nosso trabalho na hora de ter acesso aos produtos? Vocês acham que poderíamos organizar esses produtos na lista de modo diferente? Como? Quais as categorias que poderíamos ter na nossa lista? Que sites gostariam de acessar? Analisaremos os sites confiáveis. Formas de pagamento, parcelas e prazo de entrega. OBS: No laboratório de informática da escola explicar para os alunos que a lista deve ser feita de forma que facilite o acesso aos produtos e ao site evitando idas e vindas e facilitando assim as buscas pelas confiabilidades dos mesmos, visitando assim vários sites, que devemos sempre ficar atentos a sites de nomes já conhecidos e sem restrições de clientes.
Terceiro Momento: Pedir para que reorganizem a lista dos sites acessados e produtos que querem comprar, após a organização os alunos poderão copiar a lista no caderno e depois fazerem uma pesquisa entre os sites e produtos confiáveis comparando preços e produtos e por fim realizar a compra.
 Quarto Momento: Em seguida mostrar para os alunos imagem ampliada o site escolhido sobre o critério preço e produto e efetuar a compra com a forma de pagamento escolhido, fazendo sempre o questionamento da seriedade do site escolhido. Por que cada site tem um nome? Qual a diferença de um site par o outro? O que significa site confiável ou não? Essas informações são importantes? Por quê? Quinto momento: Explicar aos alunos a diferença entre produto e marca sites e preços. Realizar no laboratório aula e discussão sobre o consumo na atualidade e diferenças de preços. Questionar o que vem a serem produtos indispensáveis e produtos supérfluos e por fim algumas dicas relacionadas aos direitos do consumidor e sites mais acessados para compra explorando os seguintes itens: Prazo de validade Confiabilidade de sites e acessos Informações dos produtos clandestinos, prazo de entrega clonagem de cartões, entregar atividade de analise do que foi estudado.
RECURSOS: Papel  oficio, imagem, piloto, quadro branco, textos, cartilha direito do consumidor e tics.
AVALIAÇÃO: A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no desenvolvimento das tarefas propostas.



Relatório Final do Projeto



A aula foi desenvolvida com os alunos da EJA 1ª fase alfabetização na Escola  Estadual Vila Rica ,falei sobre a importância da mídia na educação, os avanços tecnológicos e no mesmo momento ouvindo-os e surgiu uma ideia por parte de um educando ,mediante informações, os alunos foram direcionados a sala de informática para realização da aula. A atitude dos alunos em relação o trabalho foi bastante gratificante, o tema partiu deles já verificamos empenho e interesse no trabalho, não havendo dispersão ou assuntos alheios a atividade em questão, ainda mais que algo ruim havia acontecido com um educando em relação a compras pela internet.

Ao desenvolver os trabalhos foi possível detectar que os alunos conseguiram obter os conhecimentos necessários para a efetivação e assimilação da aprendizagem, no que diz respeito a sites seguros, compras com cartão de credito e pela internet e também direitos do consumidor e onde recorrer se não der tudo certo. As tecnologias utilizadas foram o uso do computador no laboratório da escola e também o celular e  câmara digital. 
  
Assim trabalhei com os mesmos, procuras de sites seguros, navegação segura, preços e promoções, simulação de compras, compras, nota fiscal, boleto e cartão de credito, e assim verificando os sites seguros,  ou interesse pela aprendizagem demonstrou que os educandos  podem  comprar pela internet sim, em sites seguros e sem problemas , e dessa foram a aula pode colaborar com o ensino aprendizagem de forma dinâmica e atrativa.

Através do diálogo e a colaboração dos alunos foi possível  observar que os mesmos  podem ter habilidades com o computador para desenvolver qualquer  aula, uma vez que se planeja tudo de acordo com a realidade dos alunos.

O técnico do laboratório de informática colocou-se a nossa disposição para assessorar no que fosse preciso, então ajudou abrir o programa passando o endereço aos alunos para assim utilizá-lo. Em seguida pedimos que os alunos observassem e pesquisassem no Google o site que conheciam  e que eles gostavam de acessar foi aquela confusão cada um queria um site, mais aos poucos fomos explicando a eles como que iriam proceder. Assim iam cada  um escolhendo o qual queria. Mediante a escolha fomos vendo se era seguro ou não para compras.

O interessante é que todos participaram ativamente da aula e todos ajudavam os colegas a executar o jogo escolhido. Foi muito gratificante ver a interação entre eles uns queriam ajudar o outro. Todos se sentiram responsáveis pela aula, contribuindo para que se tornasse mais prazeroso.
Aprenderam a detectar quais os sites confiáveis, onde comprar, preços acessíveis e manuseio do computador sem medo.
Este projeto veio  comprovar que trabalhar mídias na educação é possível sem medo, por que ao ensinar aprendemos e firmamos o elo entre educação ,mídias e   avanços tecnológicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário